ENTRE

ENTRE

Evento

: Escola do Futuro em Artes Basileu França em Goiânia – GO

: 01 a 30 de Junho 2022

Nos últimos doze anos, criamos um espaço para encontros criativos entre acadêmicos e artistas na cidade de Gdańsk, no norte da Polônia. Fazedores de teatro, poetas, escritores, tradutores, editores e acadêmicos de várias partes do mundo vieram trabalhar conjuntamente em um ambiente de pesquisa visando seguir seus próprios caminhos e compartilhar alguns de seus mundos internos.

Samuel Beckett tem sido uma inspiração central para o que oferecemos, e é através de sua arte que conhecemos nossos amigos brasileiros que já nos visitaram várias vezes. Em 2018 o Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance trabalhou a performance Companhia de Beckett com alunos e atores de Gdańsk, e Robson Corrêa de Camargo teve a ideia de organizar um evento semelhante em Goiânia. E cá estamos, passado algum tempo, e num mundo ligeiramente diferente, com o ENTRE, parte daquilo que o Between.Pomiędzy 2022 se transformou – um festival disperso.

Entre os dias 6 e 15 de junho de 2022 – em alguns dos dias mais curtos do ano nesta parte do mundo – realizaremos uma série de eventos nas dependências da Escola do Futuro em Artes Basileu França em Goiânia – GO, em parceria com o Máskara - Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance, o Programa de Pós-graduação em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, o Grotowski Institute e a SP Escola de Teatro.

Entre os dias 06 e 15, Adriana Fernandes (UFPB) ministra a oficina Voz em Cena: Afetos e Emoções. Na quarta, quinta e sexta-feiras (8 a 10 de junho) haverá um laboratório de três dias – uma mistura de palestras, discussões, experimentos e oficinas práticas – ministrado por Tomasz Wiśniewski e Martin Blaszk, e apresentado por Robson Corrêa de Camargo e seus colegas do Máskara – Núcleo de Pesquisa Transdisciplinar. O laboratório chama-se Geografia da Imaginação e foca-se em diversas, mas complementares formas de abordar o teatro, a literatura e outras formas de arte. Trazemos conosco experiências, filmes, fotografias e livros, e pretendemos compartilhar tudo isso com você para fomentar seu interesse e respostas criativas, bem como conhecer suas visões artísticas.

O primeiro dia se concentrará no local. Temos plena consciência de que o que é local significa algo completamente diferente para você e para nós, e pretendemos explorar esse fato. O segundo dia dirá respeito aos aspectos nacionais, relativos ao regional e ao nacional. E o terceiro dia colocará tudo isso em um contexto global. Apresentaremos alguns dos colaboradores mais fascinantes que trabalharam com Between.Pomiędzy, incluindo David Malcolm (Sopot), SE Gontarski (EUA), Jon McKenna (Londres), Marcello Magni (Londres), Debbie Mulholland (Nova Zelândia) , Paula Meehan (Irlanda), Mimi Khalvati (Reino Unido), Kalina Stefanova (Bulgária), Octavian Saiu (Romênia) e Chong Wang (China). Além disso, compartilharemos os temas de nossa pesquisa, incluindo: Complicité, teatro físico polonês, acontecimento educacional e várias formas de poesia moderna e contemporânea.

No sábado, 11 de junho, estamos planejando uma série de eventos abertos ao público em geral. Estes incluem o lançamento de uma publicação que apresenta uma série de recursos sobre Samuel Beckett e Tadeusz Różewicz (em português!), filmes: Beckett no Báltico de S.E. Gontarski (EUA), Anhelli. The Howl do Teatr ZAR, All This This Here do Sopot Dance Theatre, ainda fragmentos de Refugees – Testigo Documentary da DzikiStyl Company, a apresentação da performance Texto Para Nada do Máskara, bem como um “festival de poemas” começando com a música brasileira de Naná Vasconcelos: E o Negão entrou na roda pra não mais sair! Saia! – todos estão convidados a trazer e ler os poemas que amam e em seus próprios idiomas, incluindo as línguas nativas brasileiras e latino-americanas. Haverá também um happening que concluirá o workshop de três dias de Martin Blaszk. À noite, todos celebraremos o 20º aniversário do Teatro Máskara e assistiremos à adaptação de Quê Onde, de Samuel Beckett, às 20h.

E mais: na segunda-feira, 13 de junho, haverá um evento especial organizado em parceria com a SP Escola de Teatro. Vinte participantes serão convidados a participar do ENTRE: uma investigação sobre Samuel Beckett – formas de explorar fisicamente as reações pessoais a este mestre parisiense/irlandês da literatura e do teatro do século XX.

Somos culturalmente proativos e queremos levar a colaboração entre acadêmicos, estudantes e criadores de teatro a um novo lugar. Este será um encontro intenso e instigante, onde todos os envolvidos no processo terão a ganhar – venha e junte-se a nós na jornada da imaginação que é o ENTRE!

 

Tomasz Wiśniewski, Martin Blaszk, Robson Corrêa de Camargo

22 May/Maio 2022, Sopot – Gdańsk – Goiânia – São Paulo

 

[ENTRE em Goiânia será apresentado em inglês, mas haverá tradução ao Português.]

***

Realização:

Máskara – Núcleo Transdisciplinar de Pesquisas em Teatro, Dança e Performance, University of Gdańsk, Between.Pomiędzy Foundation, Programa de Pós Graduação em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás.

 

Apoio Financeiro:

Erasmus+ (Programa de apoio da Comunidade Européia para a educação, juventude e esporte)

 

Apoio ao evento:

 Grotowski Institute; Lyceu de Goiânia, Curso de Produção Cênica da Escola do Futuro em Artes Basileu França, Escola de Música e Artes Cênicas – UFG, SP Escola de Teatro.

 

Mais informações sobre Between.Pomiędzy em:

https://between.org.pl/en/

 

Mais informações sobre o Máskara em:

https://maskaranucleodepes.wixsite.com/maskara

 

Veja a programação completa