III-SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR: Performances Culturais 2013. XI-SEMINÁRIO EM DRAMA, PERFORMANCE E SUAS ANTROPOLOGIAS 2013
Aqui Programação e Ficha de Inscrição do Simpósio que ocorrerá entre os dias 11 a 15 de março
Richard Bauman é um dos mais destacados antropólogos norte-americanos, agora aposentado, que pertence a Universidade de Indiana em Bloomington. Conhecido por suas contribuições à Etnografia, Performance e aos Estudos da Linguagem. Professor Emérito de Folclore, Antropologia e Comunicação e Cultura.
De atuação interdisciplinar, orientou mais de 60 teses, foi presidente da Semiotic Society of America, da Society for Linguistic Anthropology e da Society of Fellows of the American Folklore Society. Conhecido por suas importantes publicações como Verbal art as Performance (1977), Symbolism of Speaking and Silence Among Seventeenth-Century Quakers (1983), Story, Performance, and Event: Contextual Studies of Oral Narrative (1986), Voices of Modernity: Language Ideologies and the Production of Social Inequality (com Charles L. Briggs, 2003), a qual recebeu o Edward Sapir Prize da Society for Linguistic Anthropology, e, sua mais recente publicação, A World of Others’ Words: Cross-Cultural Perspectives on Intertextuality (2004).
Veja mais em http://en.wikipedia.org/wiki/Richard_Bauman
Beverly Stoeltje é professora de Folclore e Antropologia da Universidade de Indiana em Bloomington, (EUA) formada pela Universidade do Texas, tem como principais áreas de interesse e investigação o Ritual e a Festa; a Teoria Feminista; Estudos sobre Ghana e a África Ocidental. Entre suas publicações estão Beauty Queens on the Global Stage (Concursos de Beleza no Palco Global, 1996) e artigos publicados sobre os Festivais nos Estados Unidos, Folclore, Performance, Ritos de Julgamento na África (Asante Queen Mothers, Litígio na Corte da Rainha Mãe em Ghana etc.)
.
Veja mais em http://www.indiana.edu/~folklore/people/stoeltje.shtml
Luciana Hartmann é antropóloga e profa. do Departamento de Artes Cênicas e do PPG-Arte/UnB. Desenvolve desde 1997 pesquisa etnográfica sobre narrativas orais e performances de contadores de causos-cuenteros da tríplice fronteira entre Argentina, Brasil e Uruguai. É autora do livro “Gesto, Palavra e Memória – performances de contadores de causos” (2011) e diretora do documentário "Palavras sem Fronteira", contemplado com o Etnodoc 2009.
Adriana Fernandes é etnomusicóloga, com Ph.D pela Universidade de Illinois em Urbana Champagne e tem se dedicado aos estudos do entrecruzamento das áreas de teatro, dança e música. Professora da Universidade Federal da Paraíba no departamento de Artes Cênicas, ministra as disciplinas relativas à preparação da voz do ator e também no Programa de Pós- Graduação em Música na área de etnomusicologia. Alguns de seus artigos podem ser lidos emhttp://ufpb.academia.edu/AdrianaFernandes (Sonoridades em Meierhold; Dalcroze, a Música e o Teatro; A Voz da Personagem Enquanto Som etc.).
Archivos Relacionados | Tamaño | Archive fingerprint |
---|---|---|
PROGRAMAÇÃO - SEMINÁRIO INTERNACIONAL | 450 Kb | f8379dacdbb3f1d0dd9910f3ad9ef56a |