Disciplinas 2016

1. Poesia em Performance: natureza rítmica, sonora, imagética e subjetiva do texto poético 

Profa. Dra. Goiandira Ortiz de Camargo
dia: segundas-feiras 13:30 às 17:30 hs.
local:  Faculdade de Letras , Prédio Bernardo Elis, sala Pós-A, 92/UFG. 

2. Espaço, Performance e Tecnologia -   

Prof. Dr. Daniel Christino
dia: segundas-feiras das 19 às 22:00 hs.
local: Centro de Aulas D, sala 109.

3. Performances Culturais Arte/Educativas 

Profa. Dra. Fernanda Cunha
dia: terças-feiras das 19 às 22:00 hs.
local: Centro de Aulas D, sala 109

4. Teorias e Práticas da Performance

Profs. Dr. Robson Camargo; Dra. Luciana Hartmann, Dr. Eduardo Reinato, Dr. Roberto Abdala
dia: quartas-feiras das 19 às 22:00 hs.
local: Centro de Aulas D, sala 109

5. Estéticas, Escrituras e Performances da Diferença 

Prof. Dr. Paulo Petronílio
dia: quintas-feiras das 19 às 22:00 hs
local: Centro de Aulas D, sala 109.

6. Seminários de Pesquisa I

Prof. Dr. Sebastião Rios
dia: sextas-feiras das 19 às 22:00 hs
local: Centro de Aulas D, sala 109

7. Produção Coletiva de Conhecimento I

Prof. Dr. Robson Camargo
dia: sábados das 10 às 13:00 hs
local: Centro de Aulas D, sala a definir
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Segundo Semestre

  

1. Seminário de Pesquisa II (obrigatória mestrado)

Prof. Dr. Marcio Corte Real
dia: Terças-feiras 19 horas.
local: Centro de Aulas D - Pça Universitária.
inicio:

2. Correntes Teóricas e Metodológicas em Performances Culturais. (obrigatória doutorado):

Profª. Drª. Sainy Veloso
dia:    Quintas-feiras 19 horas
local: Centro de Aulas D - Pça Universitária.
inicio:

3. Produção Coletiva de Conhecimento II. (obrigatória doutorado)

Prof. Dr. Robson Corrêa de Camargo
dia: Sábado, 10 horas
local: Centro de Aulas D 
- Pça Universitária.
Início:

4. Narrativas audiovisuais e Didática da História: a arte de colocar a vida em cena como questão histórica. (disciplina da PPGHistória/UFG)

Prof. Dr. Roberto Abdala
Início:
Ementa:

   A disciplina tem por objetivo estudar as narrativas audiovisuais em suas relações com a história/História. A partir da premissa de que a narrativa é uma forma antropológica de representação das experiências (Ricoeur), elementos de construção de obras audiovisuais serão estudados em suas relações com a cultura – sobretudo, histórica e artística – de cada época e lugar. O quadro teórico tem por premissa os argumentos de Bakhtin, da Filosofia da Linguagem que permitem articular as teses de Vygotsky, da Psicologia e Geertz, da Antropologia; de Williams, da Sociologia da Cultura e da Comunicação; de Stam, do Cinema. No campo historiográfico, são as teses de Rüsen que orientam as reflexões e análises. A partir das reflexões desses autores vamos explorar algumas das possibilidades que se abrem para as narrativas audiovisuais, em seus aspectos pedagógicos e/ou performáticos, de forma a contemplar diversos campos do conhecimento, particularmente, a História, a Didática da História, as Performances Culturais e o Cinema.