Disciplinas obrigatórias e optativas

Disciplina obrigatória - Mestrado

SEMINÁRIOS DE PESQUISA I

Carga Horária: 64 Créditos: 4

Ementa: Discussão coletiva dos temas dos projetos de pesquisa entre alunos e pesquisadores do programa e convidados. Revisão de projetos de pesquisa e preparação das jornadas de Pesquisa em Performance.

Bibliografia aberta, a ser definida pelo professor e pelo grupo, em função das necessidades que se apresentam, de modo a melhor alcançar os objetivos da disciplina e das atividades previstas.

Disciplina obrigatória  - Mestrado e Doutorado

TEORIAS E PRÁTICAS DA PERFORMANCE

Carga Horária: 64 Créditos: 4

Ementa: Os estudos da performance como campo de conhecimento, transdisciplinar, transcultural, multivocal e indirecionado. As três vertentes principais do campo: performance cultural, arte da performance e performance do quotidiano. Relações e tensões entre teorias distintas e práticas convergentes. Os desenvolvimentos recentes do campo e das práticas performáticas e performativas.

Disciplinas obrigatórias Doutorado

CORRENTES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS EM PERFORMANCES CULTURAIS

Carga Horária: 64 Créditos: 4

Ementa: Apresentar e refletir sobre os diferentes métodos e perspectivas de pesquisa no estudo das performances culturais.

PRODUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO 1

Carga Horária: 64 Créditos: 4

Ementa: Discussão coletiva dos temas dos projetos de pesquisa entre alunos e pesquisadores do programa e convidados. Revisão de projetos de pesquisa e preparação das Jornadas de Pesquisa em Performances Culturais.

PRODUÇÃO COLETIVA DE CONHECIMENTO 2

Disciplinas optativas

LINGUAGEM E POESIA EM PERFORMANCE

Carga Horária 64 Créditos 4

Ementa: Estudos sobre atos de fala e performatividade. Relações entre performatividade e estudos das performances culturais no campo da linguagem e das artes verbais. Leitura e análise teórico-crítica da poesia. As relações entre poesia e sentido, poesia e voz e as implicações da subjetividade na construção da performance vocal.

PERFORMANCES CULTURAIS E CULTURA POPULAR

Carga Horária 64 Créditos 4

Ementa: Os conceitos de cultura popular, folclore, patrimônio imaterial e sua problematização. As dimensões da cultura e a cultura popular. Cultura popular e colonização. Festas, folguedos e devoção. Os rituais da cultura popular como performance. Magia, religião e a permeabilidade entre o mundo físico e o mundo dos ancestrais e dos espíritos. Relações dos processos simbólicos com as condições concretas de existência da vida popular. Intersecções e circularidade das esferas da cultura erudita e da cultura popular. Manifestações da cultura popular tradicional.

CINEMA E PERFORMANCES CULTURAIS

Carga Horária 64 Créditos 4

Ementa: As cidades e a invenção da vida moderna. A representação da cultura moderna pelo drama e pelas imagens. História e cinema em interações socioculturais. O drama e a construção do espectador moderno de imagens. Performances culturais no cinema.

PERFORMANCE E TECNOLOGIA

Carga Horária 64 Créditos 4

Ementa: A ontologia do jogo e do espaço e suas configurações. Arte, performance e o espaço do jogo (Spielraum). Teatro, cinema e videogame como linguagens e espaços performáticos. Universos ficcionais e narrativas transmidiáticas em diversas plataformas tecnológicas. Comunicação, jogo e interação.

PERFORMANCES URBANAS

Carga Horária 64 Créditos 4

Ementa: O espaco urbano e o espaço rural na perspectiva da teoria e da história da arte e da teoria e da história da arquitetura e do urbanismo. A cidade e Performances Culturais. Sociologia e antropologia Urbana e História Cultural. Relações entre paisagem, práticas espaciais, significado, simbolismo, identidade, conflitos sócio-espaciais e memória.

ANTROPOLOGIA, PERFORMANCE E PATRIMÔNIO

Carga Horária 64 Créditos 4

Ementa: Abordagem antropológica das manifestações performativas (rituais, artísticas e comunicativas). Teoria antropológica dos símbolos. Performances culturais, ritos, eventos performáticos, performances cotidianas, espetáculos, festas. Performance, lugar, memória e patrimônio cultural. Antropologia, arte e performance. Patrimônio e museus: relações entre identidade, memória e performance cultural.

MUSICA, SOCIEDADE E PERFORMANCES

Carga Horária: 64 Créditos: 4

Ementa: Música como expressão social. Aspectos políticos, religiosos e culturais do fazer musical. Música erudita, música tradicional e música popular. Sociologia da Música. Música brasileira, regional e tradicional. Abordagens e conceitos da Musicologia. Sociologia da Música, Musicologia e Performances Culturais.

TÓPICOS AVANÇADOS EM PERFORMANCES CULTURAIS I

Carga Horária: 64 Créditos: 4

Ementa: Leituras especializadas em torno de uma temática ou de uma linha de pesquisa das Performances Culturais.

TÓPICOS AVANÇADOS EM PERFORMANCES CULTURAIS II

TÓPICOS AVANÇADOS EM PERFORMANCES CULTURAIS III